Carinho e amor fazem toda a diferença!!

Carinho e amor são coisas sempre muito bem-vindas!!
Qualquer pessoa gosta de ser tratada com carinho. Até as pesquisas tem mostrado a importância da interação amorosa entre pais e filhos.

Isso começou a ser observado no pós-guerra, quando muitos bebês ficaram órfãos e foram criados berçários para que eles pudessem ser cuidados.
Como tinha muita criança, as enfermeiras montaram um esquema para alimentar, trocar a fralda e dar banho, para que conseguissem dar conta de todas.
E elas conseguiam, mas era tudo contado no relógio. Se um bebê chorasse depois do banho, elas não tinham tempo de ficar com ele porque não podiam atrasar para cuidar dos outros.
E assim, o berçário se transformou em uma grande linha de produção.
Todos os bebês foram alimentados e limpos.
Porém, a maioria morreu. 
A conclusão foi que um ser humano precisa de investimento amoroso para sobreviver, além de alimento e higiêne.

Esse fato sempre me impactou, por isso sempre conto em aulas e palestras, pois mostra que o carinho e o amor fazem toda a diferença.

A matéria abaixo, do site da Revista Pais e Filhos fala sobre isso:

Que carinho é bom e todo mundo gosta, não há dúvidas. Mas criar seu filho com amor e atenção pode ser ainda mais benéfico para a saúde. 
Um estudo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) comprovou que os pequenos criados com afeto apresentam o hipocampo – região do cérebro responsável pela memória - até 10% maior do que as outras crianças.
A pesquisa foi feita por psiquiatras e neurocientistas da Universidade Washington de Saint Louis e analisou imagens cerebrais de um grupo de crianças que há quatro anos haviam tido sua interação com os pais – em especial com a mãe – observadas de perto. Na época com idades entre 3 e 6 anos, os 92 pequenos estudados têm hoje de 7 a 10 anos. Alguns deles apresentam sintomas de depressão, enquanto outros não.

Esta não é a primeira vez que se ressalta cientificamente a importância do carinho entre pais e filhos. Um outro estudo, feito por pesquisadores da Austrália, já havia indicado que crianças que têm mais contato com as mães na infância apresentam uma maior resistência a experimentar drogas no futuro.

Fonte: revistapaisefilhos.com.br/familia

Nenhum comentário:

Postar um comentário