Xixi na cama...

Quando fazer xixi na cama precisa de tratamento médico ou psicológico



Quem brinca com fogo faz xixi na cama! Já diria um antigo dito popular, provavelmente proferido pelos seus avós na sua infância. Na época você não entendia muito bem o que isso queria dizer, mas se agora o seu filho acorda já depois de ter ido ao banheiro (ops, à cama...), é preciso investigar melhor as causas dessa questão, para não ter em mãos somente uma mera bronca antiga como tratamento.

Segundo a nefro pediatra Rejane Meneses Bernardes, mãe de Carol e Claudia, as crianças alcançam quase total autonomia das idas ao banheiro aos quatro anos. Mas antes, aos dois, elas já podem iniciar ou interromper a micção, pois já possuem desenvolvimento neurológico que permite perceber a sensação de bexiga cheia. A retirada de fralda noturna só é possível após a retirada de fraldas diurnas com bom controle dos xixis. -Se o pai ou a mãe tiveram enurese, - nome dado à disfunção que faz a criança fazer xixi na hora e onde não deve -, existe 40% de chance de o filho apresentar esse problema-, diz.

Os pais devem ficar atentos: um grande percentual de crianças com disfunção apresenta infecção urinária recorrente. Em torno de 25 a 30% das crianças portadoras de disfunção apresentam refluxo vesico-ureteral, ou seja, a urina que deveria somente sair do rim e chegar à bexiga para ser eliminada, volta para o rim. -Infecções urinárias recorrentes associadas ao refluxo podem causar cicatrizes renais, que quando extensas e bilaterais podem levar a perda progressiva de função-, alerta Rejane.

O tratamento da enurese atualmente consiste no uso de medicamentos atrelados a um alarme condicionador usado com o objetivo de a criança despertar e urinar no banheiro. O dispositivo é colocado no pijama, e toca ou vibra no momento em que se inicia a perda de urina na roupa.
A aquisição do controle do xixi na cama depende não só do tempo suficiente para o desenvolvimento neurológico, que varia para cada criança, mas também do ambiente familiar e educativo.

As crianças com enurese e incontinência apresentam um comprometimento na auto-estima. Algumas delas fazem xixi na cama por algum problema psicológico. E nos dois casos, é importante manter um acompanhamento no divã.

Para a psicanalista especialista em análise infantil, Maria Cecília Faria, mãe de Luis Antonio e Carlos Alberto, em muitos casos, a criança está com uma carga alta de ansiedade ou até agressividade contida. Como esses sentimentos conflitantes podem levar ao estresse, a enurese noturna surge como forma de expor essa agitação.

O tratamento com a psicanálise infantil pode levar um ano, e enquanto isso a criança pode ter contato com as artes como forma de auxiliar a sua expressão, e a colocar para fora sua energia. -A bronca não deve acontecer jamais: os pais podem ajudar com carinho e compreensão, além de sempre lembrarem ao seu filho que a culpa não é dele-, explica Maria Cecília.

Por Suzanna
Fonte: revistapaisefilhos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário