Truques para provocar o parto: verdades e mentiras

Você não aguenta mais esperar. A mala da maternidade está prontinha, a barriga está pesadíssima e a toda hora aquelas contrações de treinamento dão a impressão de que o trabalho de parto vai finalmente começar. E... nada!

Alguns bebês demoram mesmo para querer sair do quentinho do útero. Mas as pessoas já estão pressionando para marcar a cesárea e você está preocupada de o bebê passar do tempo. Há alguma coisa que se possa fazer?

Rolam por aí muitas lendas, simpatias e estratégias. Só que em primeiro lugar você precisa pensar no bem-estar do bebê, e no seu. Para grande parte dessas "técnicas", não há muitas provas científicas nem da eficácia, muitos menos da segurança.

Atenção: nunca tente nada parecido se tiver qualquer tipo de complicação na sua gravidez, e se estiver com menos de 38 semanas completas. O bebê é considerado pronto para nascer com 37 semanas, mas sempre pode haver algum erro de cálculo, portanto não custa garantir. Quanto mais tempo o bebê ficar na barriga, mais forte e saudável ele vai nascer. 




Sexo

Acredita-se que o sexo incentive o trabalho de parto atuando de três maneiras diferentes. O orgasmo pode estimular o útero; a atividade sexual pode estimular a produção de ocitocina; e a prostaglandina presente no esperma pode ajudar a amaciar o colo do útero.

O sexo é contra-indicado se a bolsa tiver rompido, porque há risco de infecção. O sexo também deve ser evitado no caso de placenta baixa ou sangramentos vaginais.


Comer abacaxi

A lenda é que a enzima bromelina, presente no abacaxi, ajude a amadurecer o colo do útero e facilitar o trabalho de parto. Mas cada abacaxi tem bem pouca bromelina. Além disso, o "efeito" se perde se a fruta for transformada em suco ou doce.

O risco é acabar ficando com dor de barriga ou com uma baita crise de azia.


Tomar chá de canela e/ou gengibre

Existe a idéia de que o chá de canela deixa o útero mais sensível, mas não há provas científicas. Se o chá for muito concentrado, ou tomado em grande quantidade, pode irritar o trato digestivo, o que pode acabar provocando alguma desidratação e deixar o útero mais irritável. E desidratação nunca é aconselhável para ninguém, especialmente para uma grávida.


Comidas apimentadas

Não há provas científicas de que comidas fortes, bem temperadas ou apimentadas ajudem a incentivar o início do trabalho de parto, mas a idéia é estimular a mucosa do estômago e do intestino, para ver se o útero "pega carona" na atividade.

Porém comidas fortes e apimentadas certamente vão provocar azia no final da gravidez. Além disso, para quem não está acostumada, diarréia e vômito são riscos consideráveis em caso de exagero, e é sempre bom tomar cuidado com a desidratação. Outro porém é se você está com hemorróidas: a pimenta pode agravar a dor e o sangramento.


Andar (ou fazer faxina!)

A explicação é que a atividade de andar ou fazer esforços físicos como numa bela faxina aumentaria a pressão da cabeça do bebê sobre o colo do útero, o que por sua vez estimularia a produção de ocitocina, o hormônio responsável pelas contrações.

A tática é mais eficiente quando já se está no comecinho do trabalho de parto, com contrações ainda irregulares ou fracas. A caminhada pode ajudar a dar mais ritmo às contrações.

Não há perigo, desde que você não exagere. O trabalho de parto por si só já será cansativo, e é bom guardar energia.

Se você não se exercitou muito durante a gravidez, pegue leve. Um passeio na beira da praia, num parque ou num shopping já é o suficiente -- não está na hora de rechear a geladeira para quando vocês chegarem do hospital com o bebê? Vá ao supermercado! E de preferência acompanhada.


Homeopatia

Remédios homeopáticos são feitos com versões muito diluídas de substâncias mais potentes. Existem algumas fórmulas que são mais usadas para estimular o trabalho de parto, mas só devem ser usadas com orientação médica (e de um profissional acostumado a lidar com gestantes). Não há comprovação concreta de que o efeito seja o desejado.


Estimulação do mamilo

Estimular os mamilos é massagear os bicos dos seios, como se o bebê estivesse mamando, na tentativa de provocar a produção de ocitocina, o hormônio que faz com que o útero se contraia. O risco é esse tipo de estímulo provocar contrações mais fortes e inesperadas, que prejudicariam o trabalho de parto e o bebê, embora uma revisão dos estudos sobre o assunto não tenha comprovado o perigo.

Como com filho o lema é sempre adotar a cautela, a estimulação só deve ser tentada no próprio hospital, com assistência médica.


Óleo de rícino ou mamona (laxante)

Desde o tempo do Egito da Antiguidade há registros do uso de óleo de rícino para provocar o trabalho de parto. Não se sabe exatamente a explicação. A mais aceita é que, como se trata de um forte laxante, ele estimula a mucosa do intestino, e acaba estimulando também o útero. É uma estratégia conhecida em países como Estados Unidos e Grã-Bretanha.

O óleo de rícino, além da diarréia, pode provocar náusea e vômitos, e a mulher corre o risco de ficar desidratada. Por isso, o BabyCenter não recomenda o uso desse método.

Além disso, o gosto é horrível, e a sensação de diarréia é bem desagradável.


Acupuntura

A acupuntura estimula determinados pontos do corpo, com o uso de agulhas bem fininhas ou outros métodos. É uma ciência muito utilizada também no controle da dor, até durante o trabalho de parto.

Pesquisas sobre o assunto indicam que a acupuntura realmente provoca a intensificação das contrações uterinas. É preciso encontrar um acupunturista que tenha experiência com grávidas, e obter o aval do obstetra. Saiba também que a acupuntura não funciona como um passe de mágica. Podem ser necessárias várias sessões para obter algum resultado.


Por último, truques engraçados

Folclore ou não, há outros métodos que provocariam o trabalho de parto -- nada científicos! Algumas mulheres juram que funcionam, mas é duro se convencer, porque são bem estranhos.

• Encher balões de aniversário
• Andar de carro ou ônibus numa rua esburacada
• Assistir a um filme bem melado e chorar bastante
• Usar seus melhores sapatos (a lei de Murphy diz que sua bolsa vai estourar e encharcá-los!).

Fonte: Baby Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário