10 dicas para cuidar da saúde durante o congestionamento

Os congestionamentos das grandes cidades se tornaram tão comuns e inevitáveis que os problemas de saúde desencadeados muitas vezes passam despercebidos. O tempo ideal para permanecer no veículo é, no máximo, 50 minutos. Excedendo esse limite, os principais déficits para o organismo estão relacionados aos músculos e aos ossos.

Além disso, dirigir diariamente no trânsito lento provoca dores crônicas na coluna e nas articulações, piora varizes e agrava os efeitos do sedentarismo. Segundo dados da CET, São Paulo registrou recorde de 163 km de lentidão em 2010, o que leva os motoristas a passar muito mais tempo no volante do que o recomendado.

Como nem sempre é possível sair do carro para se alongar, o ortopedista do Hospital São Luiz, dr. Douglas Rocha Russo, sugere 10 medidas que você pode tomar antes de dirigir e durante o congestionamento.

Antes de dirigir

*Usar uma pequena almofada para apoiar a coluna lombar, se o encosto do carro não tiver regulagem para essa parte do corpo.
*Evitar deixar a cabeça muito abaixada e muito para trás.                  
*Segurar o volante com os braços levemente flexionados. Relaxar os ombros. Assim, a musculatura do pescoço não fica tensionada.
*Apoiar os calcanhares no assoalho do veículo, para evitar sobrecarga da coluna lombar. Pela mesma razão, os joelhos devem estar no nível dos quadris ou acima.
*Ajustar o banco de modo que, mesmo quando estiver pressionando os pedais, os joelhos continuem um pouco flexionados.


Quando o trânsito estiver parado

*Esticar e flexionar os pés e os tornozelos, para melhorar a circulação.
*Puxar o joelho em direção ao tórax, ao lado do volante. Mexer a musculatura da batata da perna, das coxas e do quadril. Isso já aumentar o bem-estar.
*Elevar os braços, colocá-los por trás da cabeça, alongar ombros e cotovelos, flexionar os punhos.
*Para alongar a musculatura que sustenta vértebras, projetar-se para frente, abraçando o volante.
*Para diminuir dores no pescoço, empurrar a cabeça para a direita e a esquerda.


Boa viagem!!



fonte: http://blog.saoluiz.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário