Grávida pode ser vegetariana?

Natalie Portman, que ganhou o Oscar de melhor atriz pela atuação em Cisne Negro, declarou que deixou de ser vegan por conta da gravidez.
Segundo o site E! Online, ela diz que tem tido muita vontade de comer ovos e laticínios.

"Na verdade, voltei atrás na decisão quando fiquei grávida. Decidi ouvir meu corpo e passei a comer ovos, laticínios e esse tipo de coisa. Se você não está comendo ovos, você não pode comer biscoitos ou bolos de padaria, o que se tornou um problema porque são as únicas coisas que quero comer", disse Portman dia 11 de maio, durante entrevista ao programa Q100 Bert Show.

"Eu sei que há pessoas que continuam sendo vegetarianas e saudáveis com a gravidez, mas acho que você precisa ser cuidadosa, ficar de olho nos níveis de ferro e vitamina B12, se há coisas que você possa estar perdendo em sua dieta", afirmou a atriz, que se tornou vegetariana em 2009.


Mas será que é mesmo preciso?

Segundo a nutricionista Ana Beatriz Barrella, em nota na Revista Crescer de Maio, não é preciso deixar a dieta.
A dieta vegan, que exclui todos os tipos de carne, leite e seus derivados, ou a vegetariana, que exclui  as carnes, são saudáveis e podem ser mantidas, mas alguns cuidados precisam ser tomados. O ideal é que a grávida aumente o consumo de proteínas encontradas em grãos, como soja, e o consumo de folhas verdes-escuras, ricas em cálcio e ferro. Como as demais gestantes, as que tem uma dieta restrita também precisam de suplementação de ácido fólico, ferro e cálcio, além de vitamina B12, importante para o desenvolvimento neurológico e sanguíneo do bebê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário