Ioga e fertilidade

Além de tributar o corpo, a mente e o bolso, a infertilidade pode ser uma experiência muito solitária. 



Em muitos países, já existem grupos de apoio para os casais inférteis, mas nos últimos anos, os cursos de “ioga para a fertilidade” tornaram-se cada vez mais populares. 
Eles são os últimos de uma série de abordagens holísticas ou de tratamentos complementares para o tratamento de infertilidade que incluem programas de acupuntura (cuja eficácia para os pacientes de infertilidade é apoiada por pesquisas) e massagens (que não apresentam dados específicos para apoiá-los).

Nenhum estudo científico provou até agora que a ioga tem aumentado as taxas de gravidez em pacientes inférteis. “Mas todas as pacientes que praticam ioga defendem que as habilidades de enfrentamento que aprendem nas aulas ajudam a reduzir o estresse em relação à infertilidade. Além disto, o compartilhamento de experiências sobre a infertilidade com o grupo pode aliviar muito a tensão psicológica destas pacientes”, diz o ginecologista, Prof. Dr. Joji Ueno.

Estilo de vida moderna

Tabagismo, álcool, estresse, cafeína e alguns medicamentos podem prejudicar a fertilidade, assim como o sobrepeso, a obesidade ou a anorexia. Como melhorar as chances destas mulheres engravidarem: com dieta, massagem, ioga ou apenas com as técnicas consolidadas de reprodução humana?

“Assim como os médicos já fazem recomendações sobre o estilo de vida, visando prevenir doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer, é hora de acreditarmos que os fatores modificáveis também podem ser identificados no campo da saúde reprodutiva, visando a redução dos casos de infertilidade. E quando o assunto é modificar o estilo de vida do paciente, a ioga pode ser uma aliada das recomendações médicas”, diz o Prof. Dr. Joji Ueno.

O estresse há muito tem sido apontado como um fator capaz de reduzir a probabilidade de concepção. “A ioga é uma técnica de relaxamento muito eficaz e uma ótima maneira de fazer com que as mulheres entrem em sintonia com seus corpos”, conta Ueno.

Importantes centros de tratamento de infertilidade já contam com aulas de ioga, como parte do “pacote de tratamentos oferecidos”. Dentre estes, destacamos os programas dos Fertility Centers of Illinois, em Chicago (criados em 2002), e o Fertilidade Shady Grove, em Washington (criado em 2008). Em 2009, a New York University Fertility Center, em Manhattan, integrou ao seu corpo clínico, dois instrutores de ioga para ajudar as pacientes.

Relaxamento x gravidez

“Mulheres com alto nível de depressão e estresse têm baixos níveis de fertilidade. Muitas vezes, a depressão e o estresse são resultados da infertilidade, o que cria um círculo vicioso. A inclusão da ioga e de outras terapias holísticas e complementares ao tratamento da infertilidade não vêm reforçar a teoria simplista do ‘apenas relaxe e você vai ficar grávida’. A ioga pode ter um impacto muito positivo sobre a infertilidade, mas a infertilidade é muito mais do que simplesmente uma questão de relaxamento”, diz Joji Ueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário