Como sobreviver ao estresse das festas de fim de ano

Quando se tem um bebê em casa, as festas de fim de ano mudam totalmente de figura. Montar a árvore de Natal pode virar um dilema: por um lado você quer ver o brilho nos olhos do seu filho com os enfeites, por outro tem certeza de que ele vai se pendurar na árvore e tudo virá abaixo -- em cima dele! 



E há todo aquele clima, que praticamente obriga você a passar momentos mágicos com sua família. Mas como, se falta dinheiro para os presentes, o trânsito deixa você maluca, há mil coisas para fazer ao mesmo tempo e você ainda tem de administrar o atrito familiar?

Felizmente, nem tudo está perdido. Algumas estratégias podem ajudá-la a aproveitar a temporada de festas sem tanto nervosismo. Vamos lá:


Baixe suas expectativas

Fazer sozinha uma linda e deliciosa ceia é o máximo, mas chega uma hora em que é preciso admitir: não dá para fazer tudo, especialmente quando se tem um bebê em casa. Simplifique as coisas, seja comprando alguma coisa pronta, seja pedindo ajuda aos convidados, seja diminuindo a escala do evento.

Não deu tempo de comprar aquela árvore de Natal que você queria? Improvise, enfeite a janela com luzinhas ou ponha uns enfeites numa planta da sala e pronto. Não deu para testar aquela receita nova? Paciência, ponha um peru pré-temperado no forno. Você queria fazer rabanadas em casa e não teve tempo? Peça a um parente que traga da padaria, elas vão estar quase tão gostosas quanto.


Simplifique os presentes

Crianças pequenas gostam da farra de abrir presentes, mas, pensando bem, elas não precisam de tantos presentes assim. É natural que você queira dar o mundo ao seu filho. Mas a realidade é que bebês ficam cansados de abrir embrulhos, e você tem de levar em conta que parentes e amigos também vão trazer alguma coisa para o bebê.

Mesmo nas famílias que decidem não trocar presentes entre adultos, pouca gente resiste a comprar uma lembrancinha para as crianças.


Facilite as compras

Procure comprar todos os presentes de que precisa no mesmo lugar, de preferência com alguma antecedência, para não enfrentar lojas lotadas. Comprar pela Internet é uma boa opção -- pesquise bem os preços e fique atenta aos prazos de entrega.

Faça uma listinha para se organizar. Com tanta coisa acontecendo, você pode acabar esquecendo de comprar o presente de amigo oculto do escritório, ou a lembrancinha daquele priminho que você quase nunca encontra.


Respire fundo para fugir dos conflitos

É inevitável algum estresse na época das festas, e as reuniões familiares acabam virando ocasião perfeita para o ressurgimento de velhas mágoas. Se alguém fizer um comentário atravessado, respire fundo e procure não responder de supetão, na lata.

Alguns segundos de reflexão já serão suficientes para atenuar o tom da sua resposta e evitar que a situação degringole de vez.


Divida o trabalho

Em vez de assumir tudo sozinha, se houver eventos na sua casa, combine com os convidados de cada um trazer uma coisa. Além de facilitar seu expediente, ajuda na divisão das despesas.

"Minha mãe sempre estava com tudo impecável quando os convidados chegavam", conta uma leitora do BabyCenter, "e todo ano era a mesma coisa: ela ficava exausta e com a impressão de que as pessoas não tinham dado valor a todo aquele trabalho". Por isso, ela prefere pedir aos convidados que cheguem cedo e ajudem com os últimos preparativos. "É bagunçado, mas divertido, e a gente passa mais tempo junto."


Enxergue as festas através dos olhos do seu filho

Você não precisa ter a foto do seu filho no colo do Papai Noel. É capaz que haja uma fila enorme, e que o bebê abra o berreiro bem na hora. Talvez ele se divirta mais com um único passeio a uma árvore de Natal cheia de luzinhas. Muitos especialistas não recomendam que crianças menores que três ou quatro anos sejam levadas a eventos de queima de fogos de artifício, por causa do excesso de barulho e pelo risco de acidentes com queimaduras.


Invente suas próprias tradições

Pense em rituais simples que possam ser repetidos todo ano, originais ou não. Lembre-se das coisas de que gostava de fazer na sua infância, nessa época. Pode ser um passeio para ver as luzes de Natal, um café da manhã especial, uma comida predileta, pular sete ondas no Ano Novo ou simplesmente embrulhar presentes juntos. A família é sua e você escolhe.


Dê um tempo!

Achar um tempinho para você mesma é sempre difícil, e, quando chega o fim do ano, pior ainda! Até mesmo viagens de férias podem ser fontes de estresse no corre-corre da época das festas. Lembre-se, porém, de que crianças pequenas sentem o nervosismo dos pais e tendem a ficar irritadas também, o que só piorará a situação.

Por isso, reserve um tempo para o seu bem-estar: combine uma sessão de compras com aquela amiga que nunca consegue encontrar, fuja para um cineminha, tome um banho caprichado sem precisar ficar prestando atenção se o bebê acordou ou está chorando, saia para uma caminhada sozinha, areje a cabeça.

Por fim, não finja uma felicidade que não está sentindo. As festas de fim de ano tendem a trazer à tona muitas lembranças, tanto as boas quanto as ruins. Você não precisa se obrigar a estar feliz, se não estiver.

Fonte: Baby Center

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!
    A D O R E I...
    Se eu não morasse em Santa Maria/RS, ia correndo agendar uma sessão com você!!!
    Como é difícil conciliar tantas tarefas ao mesmo tempo, dar conta e estar linda, magra e feliz!!! hahahahaha
    GENEROSIDADE consigo mesmo têm sido meu mantra!!!
    Bjs no coração e Feliz 2012!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosanita

    Que bom que está gostando do blog!!! Obrigada!!!
    Realmente moramos meio longe, mas se precisar de alguma coisa, uma conversa, uma dúvida, em desabafo... podemos falar por mensagem, e-mail, skype ou telefone!!!
    E quando vier à São Paulo, venha tomar um café comigo.
    bjs
    Paola

    ResponderExcluir