Endometriose e Infertilidade

Muitas mulheres em idade reprodutiva tem algum tipo de dificuldade para engravidar. Uma doença que pode estar relacionada a isso é a Endometriose.
Há pouco mais de 10 anos, não se ouvia falar muito sobre isso. Hoje, quase todos sabem o que é, conhecem alguém que tem ou pelo menos já ouviram falar.
Segundo o texto publicado no site da Clínica Huntington, a Endometriose atinge 15% das mulheres brasileiras em idade reprodutiva.
O texto explica o que é, como é feito o diagnóstico e qual a relação com a infertilidade.

http://www.huntington.com.br/huntington/imprensa/release_07

Para quem se interessa pelo tema, o livro "Endometriose - Resolvendo a dor e o sonho de ser mãe", escrito por três médicos da Huntington, é uma boa opção. É fácil de ler e além de exlicações sobre a doença, tem histórias e depoimentos muito interessantes de alguns pacientes.

Um comentário:

  1. Paola, parabéns pela iniciativa!
    Realmente a endometriose é uma doença bastante freqüente nos consultórios ginecológicos e se manifesta de várias formas e em diferentes graus. Não acomete apenas pacientes inférteis; na verdade, pode cursar também com dor pélvica, aderências abdominais levando até a alterações intestinais. Como especialista na área de Reprodução Humana, ressalto a importância de se buscar tratamento precoce para controle da doença; o mesmo pode variar desde medicamentos até cirurgia.

    Obrigada pela oportunidade!
    Dra Karla Giusti Zacharias

    ResponderExcluir