Designer ensina a fazer móveis de papelão para crianças

O arquiteto e designer suíço Nicola Enrico Stäubli trabalha com um projeto em que a premissa é: Faça você mesmo. Sua coleção de móveis para crianças é feita de papelão e ele disponibiliza todas as instruções sobre como fazê-los.






Mesmo inserido em uma sociedade descartável, que incentiva o consumismo, o arquiteto adota uma postura diferente. Stäubli compartilha seu trabalho para qualquer um que esteja interessado, através de seu projeto Foldschool.

O designer ensina, por exemplo, como fazer um banco para crianças de quatro a oito anos com apenas três folhas de papelão. Com quatro folhas um pouco maiores é possível também fazer uma cadeira. Todas as instruções estão disponíveis em seu site.

O papelão foi o material escolhido pela facilidade em encontrá-lo e pela facilidade em seu manuseio. Todos os móveis são feitos apenas para crianças. A segurança do produto é definida pela forma como o papelão é dobrado no processo de fabricação, que faz com ele seja sólido, podendo até suportar o peso de um adulto.

Os materiais são simples: régua, spray de cola, agulha, cola, fita adesiva, uma ferramenta de dobradura e corte de esteira. Quem tiver interesse em aprender pode fazer o download gratuitamente no site e seguir o passo a passo.

“O Foldschool usa o design para fornecer produtos a preços acessíveis, por meio de um processo inteligente de fabricação”, afirma o site da empresa.

Para o desenvolvimento do projeto é fundamental que cada pessoa elabore seu móvel, por isso não é possível já comprá-lo pronto. Entretanto, Stäubli afirma que está considerando a possibilidade de oferecer os objetos como um produto semi-acabado, mas não montado.

No site do designer há uma galeria de fotos dos móveis feitas por pessoas de diversos lugares. Através do e-mail info@foldschool.com é possível enviar sua foto para que ela seja compartilhada no espaço virtual.

Stäubli ganhou este ano um prêmio em Milão pela criação de uma cadeira montável. Feita de aço inox, a peça pode ser montada de quatro maneiras. Criatividade não falta ao designer, que no Foldschool direcionou sua criatividade a um projeto sustentável exemplar. Com informações do Coletivo Verde e Foldschool.

Fonte: Ciclo Vivo

2 comentários:

  1. Olá, estou passando por aqui, para convidar você para conhecer meu DOCE blog.

    Quando puder passe por lá, vai ser prazer ter sua companhia.

    www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. óla, amei esta inovação. Sou arte educadora e ambientalista. Teria como enviar o passo a passo para trabalhar com os meus alunos? Obg!

    ResponderExcluir