É normal criança mentir?

A mentira é algo que preocupa todo mundo mas, mentir não significa que seu filho não é uma pessoa boa



Mentira tem perna curta. 
Língua comprida, mentira maior. 
A mentira dá flores, mas não frutos. 
A mentira é o tempero da verdade. 
Existe um número enorme de ditados populares sobre mentira. Quem nunca ouviu nenhum deles?

As crianças também estão expostas às mentiras. Elas tanto podem ouví-las quanto contá-las. Isso gera uma grande preocupação por parte de mães e pais. Ninguém deseja que seu filho seja conhecido como o mentiroso da turma ou da família, não é?

Segundo a psicóloga Daniela Freixo, mãe de Maria Luisa e Maria Eduarda, a mentira pede atenção, pois sempre existe algo por trás dela. “Existe alguma necessidade que não está sendo atendida”, explica Daniela.

Geralmente, os pequenos utilizam a mentira porque têm consciência de que fizeram algo errado e que irão, de alguma forma, ouvir algo que lhe fará mal. Isso acontece, pois nas primeiras mentidas contadas, nossas reações são intensas por, culturalmente, entendermos que a mentira é algo leviano. Porém, as crianças ainda não têm noção de que a mentira, ao mesmo tempo, é grave e corriqueira.

De acordo com a psicóloga, existem três principais motivos que levam as crianças a esconder a verdade. Primeiro, o medo da reação dos pais; segundo, ela não quer ser descoberta. E o terceiro motivo, o mais surpreendente de todos, é que ela deseja machucar ou chatear os pais e, simultaneamente, não deixar de fazer o que quer. “Ela usa a mentira na intenção de não desagradar e de satisfazer as suas vontades. Isso é muito sutil”, fala Daniela.

Mentira X Invenção

Crianças contam histórias, umas mais e outras menos. Depende das características de cada uma. Algumas usam sua criatividade para fazer destes enredos, roteiros mirabolantes.

Entre mentir e inventar existe diferenças. Mas, isso não torna nem um nem outro mais grave. É sempre necessário avaliar o contexto das situações que os pequenos estão envolvidos e também se ela sabe o que está fazendo. “Na invenção o foco é na outra pessoa, a gente só inventa alguma coisa para alguém”, afirma Daniela.

Segundo a psicóloga, as invenções aparecem quando a criança precisa de mais atenção, problemas com insegurança pessoal ou mesmo por ela achar que não suficientemente interessante. “Elas funcionam como sedução mesmo”, completa.

Alguns pais relatam que as crianças inventam coisas após ficarem sabendo de tragédias e catástrofes. “Elas fazem isso para conseguirem digerir situações tristes”, explica Daniela.

O importante, em ambos os casos, é a criança saber o que está fazendo. Se está inventando uma história, que diga a quem está ouvindo que ela está criando o enredo. “Inventar é algo rico, positivo, natural e delicioso. Na hora que ela passa a olhar isso como verdade, a mensagem é outra”, diz.

Limites

Há casos que, tanto crianças como adultos, mentem em pequenas situações – como uma roupa que não combina - por não quererem machucar as pessoas que gostam, no sentido de cuidar. E, aos poucos, elas vão entendendo melhor esta conjuntura. Mas, isso só acontece de forma saudável e positiva se existe, entre pais e filhos, uma relação de confiança, que só é gerada quando os próprios pais não mentem para seus filhos.

É preciso falar sempre a verdade com as crianças, pois, assim, elas terão base e entenderão que aquilo que o outro diz, acontece realmente. Existe respeito. “Ela precisa ser um exemplo vivo de uma relação de segurança, ela sabe que ali existe uma relação de respeito”, afirma Daniela.

Fonte: revistapaisefilhos.com.br
Por Nivia de Souza
Consultoria: Daniela Freixo de Farias, psicóloga. 

Um comentário:

  1. Quem nunca mentiu q jogue a primeira pedra.
    Fora q há vezes que mentir irá machucar menos do q dizer a verdade. só nao pode virar um hábito.

    Newton Koga

    ResponderExcluir