Escultura LOVE

Já que estamos falando tanto de amor essa semana, vamos saber um pouco sobre a obra "Love"do artista Robert Indiana, que ficou tão conhecida pelo mundo.


A obra LOVE do artista plástico Robert Indiana foi originalmente criada para um cartão de natal do Museu de Arte Moderna de Nova York (Museum of Modern Art – MoMA) em 1964 e exibida como escultura pela primeira vez em 1970 na cidade de Nova York.

Hoje em dia, essa primeira escultura da série LOVE criada por Indiana se encontra no Museu de Arte de Indianópolis (Indianópolis Museum of Art). Desde a primeira exibição como escultura, LOVE foi recriada inúmeras vezes ganhando diferentes cores e formas que estão expostas pelo mundo todo além de algumas versões traduzidas.

Confeccionada na época em que os Estados Unidos estavam consumidos pela Guerra do Vietnã, a escultura LOVE se tornou um simbolo de paz entre os americanos. A versão de Nova York foi terminada em 1970 e instalada em 1971.

Medindo 3.65 metros de altura, a obra está exposta na 6a Avenida (6th Avenue) propondo amor em vermelho entre os enormes arranha-céus da cinzenta Nova York. Estudos indicam que a versão nova iorquina de LOVE é o segundo ponto turístico mais fotografado na cidade, perdendo apenas para a estátua da liberdade.

Sobre o autor:
O artista plástico Robert Clark, nasceu em Indiana em 1928, mas adotou como “nome artístico” o nome Robert Indiana em homenagem a sua cidade natal. Artista referência da arte pop norte-americana das décadas de 60 e 70, usa elementos da linguagem como matéria-prima, sejam letras, números ou palavras. O cartão LOVE é provavelmente a imagem pop artística mais distribuída pelo mundo, foram confeccionados 300.000 unidades. Suas criações já desfilaram de estampas de grifes famosas a capas de discos e livros.


“Algumas pessoas gostam de pintar árvores. Eu gosto de pintar o amor. Acho que é mais significativo do que pintar árvores”.  Robert Indiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário