Virada Sustentável: dias 4 e 5 de junho


Bandeira da Terra será hasteada neste domingo no Parque Villa-Lobos

A Bandeira da Terra será hasteada neste domingo (5/6), às 9h30, na esplanada central do Parque Villa-Lobos, pela líder da iniciativa da Carta da Terra no Brasil, Cristina Moreno, e o organizador da Virada Sustentável, André Palhano, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Jovens e crianças estão convidados a participar desta ação, que antecederá a visita do Governador Geraldo Alckmin e Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, ao parque, para prestigiar as atrações e lançar as seguintes ações:

- Assinatura da Resolução do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal;
- Assinatura da Resolução do Plano de Operação e Implantação do Parque Morro do Diabo;
- Relatório de Qualidade Ambiental: um panorama do meio ambiente do Estado de São Paulo em dados importantes, como recursos hídricos, recursos pesqueiros, saneamento ambiental, solo, biodiversidade, ar, mudanças climáticas e saúde ambiental.
- Cartilha Ambiental: serão distribuídos 500 mil exemplares.
- Lançamento do enredo da Escola Leandro de Itaquera (Carnaval 2012), com o tema: “Meio Ambiente – Um caminho de solidariedade e sustentabilidade”. Vão participar 60 integrantes da escola.

A Bandeira da Terra foi criada em 1969 por ambientalista norte-americano e desde então é ultilizada por várias organizações, inclusive pela ONU, para chamar à atenção do público para os cuidados que devemos ter com o Planeta Terra. É um ícone que representa visualmente o que o documento “A Carta da Terra” apresenta em seu preâmbulo:
“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. (…) Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos nos juntar para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações.”

“A iniciativa Virada Sustentável é um exemplo prático da Carta da Terra, representada visualmente pela Bandeira da Terra, por isto faremos esta cerimônia conjunta no Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma oportunidade para nos reconectar com nossa essência de vida”, diz Cristina Moreno. Para André Palhano, o símbolo da Bandeira da Terra está alinhado com a mensagem inspiradora que a Virada quer passar por meio de elementos artísticos e culturais. “O objetivo desse movimento é ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem mais positiva para a população, usando a arte e a cultura como principais ferramentas de comunicação. No lugar da restrição e do medo, entra a inspiração”, explica.

www.viradasustentavel.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário