Prêmio para Hospital Infantil Sustentável

Vale a pena conhecer o projeto de arquitetura do Hospital Infantil de Seattle. 
Além de se preocupar com o meio ambiente e com o bem estar dos pacientes, o prédio é lindo!!!








O edifício sustentável do Hospital Infantil de Seattle, criado pelo escritório de arquitetura NBBJ, recebeu o Prêmio de Honra 2010 da comunidade de arquitetura da maior cidade de Washington e segue padrões que melhoram a sua utilidade e reduzem seus impactos ambientais.

Trabalhando em estreita colaboração com o cliente e futuros colaboradores, a NBBJ colocou grande precedência sobre a eficácia geral do edifício, no sentido de aliviar a ansiedade do paciente. Isto foi conseguido através do uso abundante de clarabóias, vistas dos múltiplos jardins panorâmicos, limitando a exposição de equipamentos médicos intimidantes, e obras de arte para todas as idades.

A conexão com a natureza promove um ambiente calmo, com visão ampla de vidro sombreado e clarabóias para desenhar a luz em corredores e áreas de atendimento ao paciente. Telhados verdes reduzem o escoamento de águas pluviais e proporcionam uma atmosfera relaxante.

As cores são usadas em todo o projeto para identificar estrategicamente as zonas, criando uma identidade, e ativar espaços interiores. O uso da luz natural funciona em conjunto com todos esses recursos ampliando os espaços, reduzindo o estresse e estimulando o bem-estar geral.

Enquanto a instalação é, certamente destinada a seus pacientes e cuidadores, o edifício realmente se destaca na eficiência diária. Os arquitetos contaram com a colaboração dos funcionários para obter informações valiosas referentes ao tempo de viagem intra-campus, linha de visão, fluxo operacional e layouts do quarto.

Além disso, a clínica utiliza Melhoria de Desempenho Contínuo (CPI) e Projeto Integrado de Entrega (IPD), métodos para programar mais serviços em menos espaço e construí-lo de forma mais eficaz, eliminando 2787,1m2e 30 milhões de dólares a partir das estimativas do projeto inicial. Através destes esforços em aumentar a eficiência do prédio e minimizar as distâncias de deslocamento, a equipe de design conseguiu uma economia de espaço de 27%.

O IPD se combina com métodos de Desempenho de Melhoria Contínua Infantil para maximizar o valor e eliminar o desperdício, reduzindo tempos de espera dos pacientes e aumentando o rendimento.

Finalmente, o projeto se destaca pela adoção da construção sustentável e práticas de manutenção. O edifício apresenta sistemas HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) otimizados, controles de iluminação e dispositivos de proteção solar, itens que têm ajudado o projeto a obter a certificação LEED Gold.

Design sustentável ajuda a curar os doentes e restaurar a saúde do meio ambiente com o uso de material reciclado, otimização de calor, controles de iluminação eletrônicos e dispositivos de sombreamento, oferecendo 117 mil dólares de economia anual, com redução no consumo de energia.

O edifício também tira vantagem de estar em um terreno íngreme, escondendo o estacionamento por baixo do espaço programado. Assim o edifício fica confortável, respeitando a escala física da comunidade.

Fonte: ciclovivo.com.br

Um comentário: