10 maneiras para reciclar

10 melhores maneiras de reciclar no escritório ou em casa


Reutilizar material ou descartá-los de maneira correta é muito simples, basta seguir alguns exemplos e colocá-los em prática na sua vida cotidiana. Deste modo você poupa recursos e ajuda o meio ambiente. 

1. Compre papel reciclado. Imprima somente o necessário. Se for preciso, imprima dos dois lados. Depois que usar o papel ao invés de descartá-los, recicle-os. Reciclando uma tonelada de papel, você pode “salvar” 17 árvores, mais de 26 mil litros de água e mais de dois metros cúbicos de espaço em aterros sanitários.

2. Recicle sua tecnologia ultrapassada. De acordo com a EPA (Environmental Protection Agency), os norte-americanos jogam fora dois milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. O Brasil, de acordo com o Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) é o país que mais produz lixo eletrônico entre os países em crescimento. Evite aumentar este número através da reciclagem de sua tecnologia ultrapassada. Para mais informações sobre reciclagem de eletrônicos, visite o site e-lixo (para quem mora em São Paulo) ou Made in Forest (para o Brasil).

3. Tenha sempre uma lixeira de reciclagem disponível. Certifique-se de que sua casa e seu escritório estão equipados com lixeiras de reciclagem para papel, plástico, metal e vidro. Mantenha-os em campo aberto e rotule-os de forma adequada. Às vezes, o fator conveniência é tudo o que é necessário.

4. Recicle toner e cartuchos de tinta vazios. Quase oito cartuchos são jogados fora nos Estados Unidos a cada segundo por dia, o que significa 700 mil cartuchos diariamente. No Brasil existem empresas especializadas na recolha deste material e recarregamento do mesmo, inclusive existem fabricantes que fazem reciclagem de cartuchos, basta fazer a solicitação por email.

5. Se possível compre cartuchos remanufaturados. Cada cartucho remanufaturado mantém mais de um quilo de metal e plástico fora dos aterros e economiza cerca de quatro litros de petróleo.

6. Recicle jornais velhos que estejam pelo escritório. Quando terminar de ler o jornal, ou deixe-o para alguém ler ou recicle-o.

7. Procure por opções recicladas em todos os produtos que você compra. Não é apenas o papel que pode ser reciclado.

8. Compre baterias recarregáveis. O tempo de vida de uma bateria recarregável iguala-se a mil baterias comuns. Quando você descartar suas baterias, procure um ponto de coleta próximo à sua casa e dê uma destinação correta.

9. Use pendrives ou HDs externos para salvar projetos. Se for necessário comprar CDs ou DVDs, compre os regraváveis​​ para que possam ser utilizados mais de uma vez.

10. Reutilize seu copo de café. Ou melhor ainda, compre uma caneca para evitar o desperdício causado por jogar fora o plástico ou isopor.

Fonte: Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário