Pedido às estrelas

“Segundo uma lenda oriental, há muito tempo, morava próximo da Via-Láctea uma linda princesa chamada Orihime, que se orgulhava de tecer as roupas mais lindas do reino, mas não tinha tempo para mais nada. 
Um dia, o Senhor Celestial, pai de Orihime, conheceu Kengyu, um pastor muito belo, bom e trabalhador. 
Sentindo que ele poderia ser um ótimo pretendente, apresentou-o para Orihime. Os dois se apaixonaram à primeira vista. 
Não havia paixão maior no reino que a de Kengyu e Orihime. Eles passavam todos os momentos juntos, amando-se e negligenciando todos os seus deveres. 
Zangado como essa enorme falta de responsabilidade, o Senhor Celestial separou Orihime e Kengyu, forçando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea e ordenou que eles voltassem imediatamente a seus deveres. 
A princesa chorava dia após dia. O Senhor Celestial, comovido diante dessa tristeza, permitiu que eles pudessem se encontrar, porém, somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar. 
Na mitologia japonesa, este casal é representado por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu). 
Em agradecimento à dádiva recebida, neste dia, o casal atende aos pedidos feitos em papéis coloridos e pendurados em bambus”. (Fonte: Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil)





Hoje é o sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar. E a história acima representa um dos festivais mais tradicionais da cultural japonesa: o Tanabata Matsuri, também conhecido como Festival das Estrelas, que é celebrado até hoje no Japão, em alguns países da Ásia e, claro, no Brasil.

Para fazer um pedido, o procedimento é simples: escreva o que deseja em um pedaço de papel colorido chamado tanzaku e depois prenda-o em uma árvore ou em um pedaço de bambu. Os enfeites com longas caudas (também chamados de tanabatas) colocados em cima das árvores se encarregam de levar os pedidos ao céu. Algumas variações do ritual também incluem uma grande fogueira feita com os tanzakus – desta forma, os pedidos são enviados ao casal por meio da fumaça.

Se você é de São Paulo e quiser conferir o festival de perto, este ano será comemorado nos dias 23 e 24 de julho na Praça da Liberdade, no centro.


Fonte: app.casa.abril.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário